Engenharia Agrícola e Ambiental

Quando e como devo realizar a solicitação de quebra de pré-requisito de componente curricular?

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Memorando Circular nº 81/2018, estabeleceu que, a partir do semestre 2018.1, os pedidos de quebra de pré-requisito serão realizados mediante abertura de processo administrativo eletrônico no setor de Protocolo do Campus, até o período de ajuste de matrícula (ver calendário acadêmico do semestre corrente), e serão encaminhados à Coordenação do Curso. Este, por sua vez, reunirá o Colegiado de Curso, que emitirá parecer sobre o requerimento. Para abrir o processo administrativo: 1) Formulário de solicitação de quebra de pré-requisito de componente curricular (preenchido e assinado); e 2) Histórico atualizado. A documentação deverá ser no formato pdf, em um único arquivo e que a primeira página do arquivo, obrigatoriamente, deverá ser o Formulário de requerimento de quebra de pré-requisito. Deverá obrigatoriamente constar no escopo do e-mail o seu nome completo, CPF e a Unidade de Destino (no caso a coordenação do curso a que você pertence). Depois de apreciados e no caso de parecer favorável, a Coordenação de Curso encaminhará o processo ao Registro Acadêmico para providências de matrícula.

Em que circunstâncias é permitida a quebra de pré-requisito de componente curricular?

Na apreciação do pleito, a Prograd recomenda a observação dos seguintes critérios pelo Colegiado de Curso: 1) A necessidade da quebra do pré-requisito para que o(a) discente adquira o status formando no semestre em que faz a solicitação; 2) Questões relativas a conhecimentos prévios que deveriam ser adquiridos na disciplina pré-requisito; 3) Carga horária total pretendida pelo(a) discente para conclusão do curso no referido semestre; 4) Desempenho acadêmico e histórico escolar do(a) discente; e 4) Compatibilidade de horários e existência de vagas nos componentes curriculares requeridos.

12 de setembro de 2021. Visualizações: 816. Última modificação: 30/12/2021 13:58:41