Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Agrícola e Ambiental

O que é o estágio supervisionado?

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, o estágio supervisionado é uma atividade obrigatória que o(a) discente deverá cursar no décimo período, tendo carga horária de 360 h. O relatório de estágio supervisionado poderá ser realizado de duas formas: 1) Relatório de estágio supervisionado em extensão; e 2) Relatório de estágio supervisionado em pesquisa. Essas modalidades de relatórios deverão seguir as normas caracterizadas pela biblioteca Orlando Teixeira. Os relatórios de estágio  deverão ser confeccionado conforme as diretrizes do trabalho de conclusão de curso (TCC) que é regulamento pela Resolução Consepe/Ufersa nº 003/2019. Caso o(a) discente tenha publicado um artigo em revista sob orientação de um(a) docente da UFERSA, vinculado ao curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, com classificação B2 ou superior pelo Qualis da CAPES, este poderá substituir o estágio supervisionado obrigatório mediante aprovação do colegiado do curso. O artigo publicado deverá ser ajustado ao formato estabelecido pela biblioteca Orlando Teixeira. No Art. 4º da Resolução Consepe/Ufersa n° 003/2019 ressalta-se que o TCC poderá ter formato de caráter monográfico, relatório de estágio supervisionado, artigo científico ou memorial, sendo definido pelo projeto pedagógico de cada curso.

Como faço meu estágio supervisionado?

O estágio supervisionado é desenvolvido conforme Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. Cada discente deve verificar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e conversar com a coordenação do curso para mais orientações. O PPC está disponível na página do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental: https://engamb.ufersa.edu.br/

Como faço matrícula no estágio supervisionado (monografia ou relatório de estágio)?

O(A) discente deverá procurar um(a) docente da UFERSA para orientá-lo durante o seu estágio supervisionado. O(A) discente deverá elaborar o pré-projeto de estágio supervisionado com o acompanhamento de seu orientador(a). Após concluído e revisado pelo orientador(a), o pré-projeto de estágio supervisionado deverá ser encaminhado para o e-mail da coordenação de curso (engagricola@ufersa.edu.br) pelo menos sete dias antes da data de entrega do pré-projeto de estágio supervisionado ao colegiado de curso (ver calendário acadêmico do semestre corrente). Feito isso, a coordenação do curso reunirá o colegiado, que emitirá parecer sobre o requerimento. No caso do parecer favorável pelo colegiado, o(a) discente será matriculado(a) na componente curricular AMB0737 – Estágio Supervisionado-360 h.

Modelo de pré-projeto de estágio supervisionado (monografia ou relatório de estágio)

Template estágio supervisionado (monografia)

Template estágio supervisionado (relatório de estágio)

Quais são as atribuições do Orientador?

Segundo o Art. 9° da Resolução Consepe/Ufersa n° 003/2019 compete ao(à) orientador(a): 1) Acompanhar o desenvolvimento do estágio supervisionado; 2) Organizar as bancas de avaliação do estágio supervisionado; 3) Elaborar, digitalizar e anexar a Ata de apresentação do estágio supervisionado (monografia, relatório de estágio ou artigo), em formato pdf no sistema oficial de registro e controle acadêmico; e 4) Lançar o resultado do desempenho do(a) discente no sistema oficial de registro e controle acadêmico.

Modelo de Ata de defesa de estágio supervisionado (monografia, relatório de estágio ou artigo)

Como proceder com o estágio supervisionado no formato de artigo?

Encaminhar o pdf do artigo publicado para o  e-mail da coordenação do curso (engagricola@ufersa.edu.br),  pelo menos sete dias antes da data de entrega do pré-projeto ao colegiado de curso (ver calendário acadêmico do semestre corrente). O colegiado de curso em reunião irá verificar se o artigo foi publicado  em revista com classificação B2 ou superior pelo Qualis da CAPES, sob a orientação de um docente da UFERSA, vinculado ao curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. No caso do parecer favorável pelo colegiado de curso, o(a) discente será matriculado na componente curricular AMB0737 – Estágio Supervisionado-360 h.

O(A) discente deverá ajustar o texto do artigo publicado  às normas e ao formato de template adotados pela biblioteca Orlando de Teixeira. Para o estágio supervisionado no formato artigo é dispensada elaboração de ficha catalográfica.

Template de estágio supervisionado (artigo)

O artigo deverá ser apresentado para uma banca avaliadora composta pelo(a) orientador(a), por mais dois membros(as) titulares e um(a) membro(a) suplente.

O que devo fazer para cadastrar a banca de defesa do estágio supervisionado no SIGAA da coordenação de curso?

Encaminhar para a coordenação do curso por e-mail (engagricola@ufersa.edu.br), 10 dias antes da data de defesa, a versão digital (Word ou PDF) de estágio supervisionado (monografia, relatório de estágio ou artigo), com as seguintes informações para cadastro de sua banca de defesa no SIGAA da coordenação: 1) Título do trabalho; 2) Local da defesa; 3) Data e horário da defesa; 4) Resumo e palavras-chave do trabalho; 5) Número de páginas do trabalho; e 6) Dados da banca avaliadora (presidente, 1° membro(a) titular, 2° membro(a) titular e membro(a) suplente): Nome completo, CPF, e-mail, instituição de origem, maior título com ano de conclusão (graduação, mestrado ou doutorado).

Quando devo entregar a versão digital do meu estágio supervisionado para a banca avaliadora?

No §3° do Art. 13 da Resolução Consepe/Ufersa n° 003/2019 consta que o(a) discente deverá encaminhar a cada membro(a) da banca avaliadora uma cópia impressa ou digitalizada, a cargo do(a) membro(a) da banca, no prazo mínimo de 10 dias corridos anteriores à data de apresentação do estágio supervisionado (monografia, relatório de estágio ou artigo).

Onde entrego a versão final do estágio supervisionado?

A biblioteca Orlando Teixeira, sendo que as orientações para entrega da versão final do estágio supervisionado estão disponíveis na página: https://bibliotecas.ufersa.edu.br/servicos/orientacaoconcluintes/

Documentos necessários para do estágio supervisionado à biblioteca Orlando Teixeira – anexar os documentos  no formato pdf:

Termo de autorização para disponibilização (preenchido pelo(a) discente)

Carta de anuência do orientador (preenchido pelo(a) orientador(a))

12 de setembro de 2021. Visualizações: 1483. Última modificação: 01/01/2022 19:19:23